Prevenir a queda de cabelo

Antes e depois de tratamento capilar
Antes e depois do tratamento
(note-se a obstrução dos folículos)

Nem todos podemos evitar a queda de cabelo (alopecia), mas esta pode ser atrasada ou atenuada. Para preservar o nosso cabelo devemos ter alguns cuidados na alimentação e no nosso estilo de vida, e adotar alguns cuidados capilares básicos.

A alimentação e o exercício físico são fatores que podem influenciar a saúde dos cabelos, pois interferem com a circulação sanguínea, que transporta os nutrientes para a raíz do cabelo. Quando o organismo está carente de nutrientes, também o cabelo e o couro cabeludo se ressentem.

Uma dieta equilibrada e atividade física regular refletem-se num cabelo saudável, e podem adiar ou diminuir o ritmo da queda do cabelo, bem como ajudar a diminuir o mau colesterol no sangue, o que traz benefícios a todo o organismo.

As vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B6 (piridoxina), B9 (ácido fólico) B12 (cianocobalamina), C e E são particularmente benéficas para os cabelos, assim como vários minerais - cálcio, ferro, fósforo, magnésio, iodo, e zinco.

Sendo os cabelos compostos por 60% a 90% de proteínas, estas são também vitais na dieta, tanto através dos alimentos - sobretudo carnes magras, peixe, leite, e ovos - como de suplementos alimentares, como batidos proteicos ou aminoácidos.

A higiene do couro cabeludo é fundamental para o crescimento e regeneração dos cabelos. Sem uma higiene completa e regular, é difícil qualquer tratamento capilar produzir resultados.


Técnicas para prevenir a queda de cabelo

A sauna e sobretudo o banho turco beneficiam a libertação de toxinas e impurezas, promovendo a vasodilatação e a limpeza dos poros. Há também várias várias técnicas de relaxamento, de respiração, e massagens adequadas para reduzir a tensão do couro cabeludo.

Na lavagem deve usar um champô adequado ao seu tipo de cabelo, aplicá-lo com uma massagem suave, deixá-lo atuar durante 2 a 3 minutos, enxaguar bem, e em seguida usar um condicionador - ou tónico capilar - se adequado.

Pentear ou escovar o cabelo é quase tão importante como lavá-lo, pois ajuda a eliminar a sujidade, a caspa, os cabelos caídos e as células mortas que se vão acumulando, e que podem obstruir a passagem de nutrientes. Evite fazê-lo com o cabelo molhado, e evite o secador sempre que possível.

Evite também o abuso de permanentes, alisamentos, colorações, ou produtos para moldar o cabelo, pois agridem-no sempre, e no pior dos casos agravam a sua queda.

A escolha de champôs, amaciadores e tónicos capilares é fundamental para prevenir a queda do cabelo. Os índios mexicanos recorriam ao aloé e à jojoba, que além de ser usada como alimento e medicamento, servia também como tónico para a pele e o cabelo, por conter propriedades lubrificantes, curativas e proteícas. Porém, o estilo de vida moderno afastou-nos dos ingredientes naturais, além de introduzir stress e hábitos nocivos que os nossos antepassados não tinham.

É por isso recomendável consultar periodicamente um especialista, neste caso um tricologista, para analisar o seu cabelo e ter acesso aos melhores tratamentos e produtos para o seu tipo de cabelo, e a sua condição individual.

© 2018 Eurocabe - Instituto Europeu para Novos Cabelos - Política de Privacidade
Bright - Web Agency