Mitos e falsas noções sobre o cabelo

Ao longo dos tempos foram surgindo diversos mitos sobre o cabelo, e em particular a queda de cabelo. Alguns têm um fundo de verdade, outros não tanto. Eis alguns dos mais comuns:


Cortar o cabelo torna-o mais forte

Esta sensação deve-se ao facto de o cabelo ser cortado a meio da haste, onde é mais grosso do que na ponta. Quanto mais curto o cabelo, mais forte nos parece. No entanto, cortar o cabelo não afeta o seu crescimento nem impede que caia.


Lavar a cabeça todos os dias faz cair o cabelo

A frequência da lavagem não interfere com os bulbos capilares. Os cabelos que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma, e a falta de lavagem é que seria prejudicial.


Lavar a cabeça com água fria previne a queda de cabelo

A água fria não impede ou atenua a queda do cabelo, no entanto pessoas com maior oleosidade no couro cabeludo, ou com dermatite seborreica, devem evitar lavar a cabeça com água quente, pois esta estimula a ação das glândulas sebáceas. Mesmo no Inverno, deve-se preferir água apenas morna.


Cortar o cabelo durante a lua crescente/lua cheia fá-lo crescer mais depressa

Este mito teve certamente origem em tradições agrícolas, mas não tem base científica. Cortar o cabelo, seja quando for, não interfere com o seu crescimento.


Os champôs anti-queda podem atrasar ou até reverter a calvície

Um champô é apenas um complemento de qualquer tratamento capilar. A sua principal função é manter o couro cabeludo limpo e estável, e só por si não garante outros resultados.


Os homens calvos são mais potentes

A calvície masculina não advém da produção de testosterona, mas sim da sensibilidade genética a uma forma de testosterona modificada pelo organismo, a Dihidrotestosterona (DHT).


Os fumadores perdem mais cabelo

Não foi ainda estabelecida uma relação direta e conclusiva com a queda de cabelo, mas fumar prejudica o organismo a muitos níveis, logo é natural que afete negativamente o cabelo.


As mulheres devem evitar lavar o cabelo durante a menstruação

Não existe relação entre uma coisa e outra. As mulheres menstruadas podem e devem lavar o cabelo com a regularidade habitual.


O produto ou medicamento X restitui cabelo de imediato

Nenhum produto pode, só por si, garantir tais resultados. Qualquer tratamento capilar depende da fisiologia do indivíduo e da sua resposta ao tratamento, que pode levar semanas ou meses.

© 2018 Eurocabe - Instituto Europeu para Novos Cabelos - Política de Privacidade
Bright - Web Agency