Perguntas Frequentes

A queda de cabelo é retardável ou reversível?

Depende de muitos fatores: saúde da pessoa, idade, tipo e quantidade do cabelo, saúde do couro cabeludo, estilo de vida, hábitos de higiene, força de vontade. Não há duas pessoas iguais, e é por isso que qualquer tratamento ou aplicação capilar começa por uma consulta, onde é avaliado cada caso específico. Só após esta análise é possível definir qual a solução, e quais as expetativas a ter.


Para que servem e em que consistem os tratamentos capilares?

Os tratamentos capilares não se destinam apenas à calvície, mas a todos problemas que afetam o cabelo ou o couro cabeludo. Cada tratamento consiste num plano personalizado e em produtos seleccionados, incluindo tónicos, vitaminas, glicoproteínas, hidratantes, argilas, extratos de plantas e óleos essenciais, que são explorados até ao limite das suas possibilidades. É fundamental seguir cada tratamento para obter os melhores resultados.


Tenho muita caspa e nenhum champô resolve o problema. Do que pode ser?

A caspa pode ser causada por um excesso de produção de sebo, por um aumento anormal na multiplicação de células na camada epidérmica, pela presença de fungos ou batérias, por uma reação alérgica, ou por fatores externos (stress, poluição). Manter o couro cabeludo bem limpo é a melhor medida preventiva. Alguns champôs medicinais podem controlar um problema de menor escamação, mas o seu uso muito frequente pode até agravá-lo.
É aconselhável enxaguar muito bem depois da aplicação do champô. Se a situação persistir é melhor marcar uma consulta, pois pode tratar-se de um problema mais sério no couro cabeludo.


Tenho o cabelo oleoso, está a recuar à frente, e no topo está a ficar mais fino. Que posso fazer?

É um caso típico de alopecia androgenética (calvície de padrão masculino), geralmente hereditária. A testosterona reage a uma enzima de nome 5-alpha-reductase, que a converte em Dihidrotestosterona (DHT). A presença de DHT inibe o crescimento do cabelo ou reduz o ciclo de crescimento. O stress pode agravar esta situação. Deve deixar um profissional observar o seu cabelo e couro cabeludo.


Tenho uma área sem cabelo no topo da cabeça, e o meu cabelo está a cair de uma forma assustadora. O que pode ser?

Pode tratar-se de alopecia areata. Esta pode ser provocada por uma infeção viral, um trauma ou até uma situaçao de stress; o organismo rejeita os folículos capilares. Quando o cabelo cai a um ritmo alarmante, pode tratar-se de um eflúvio telogénico. Durante este, o ciclo do cabelo é prematuramente alterado da fase de crescimento para a fase da queda, resultando numa queda intensa.
É recomendável consultar um profissional, para que seja feita uma avaliação. Ambos os problemas são por norma temporários, e podem ter solução se tratados rápida e corretamente.


Fui mãe há pouco tempo. O meu cabelo começou a cair com maior intensidade, e está menos denso. Será normal?

Durante a gravidez, o cabelo está melhor que nunca devido às alterações hormonais. O ciclo de crescimento (fase anagénica) prolonga-se. No entanto, após o parto as alterações revertem-se, e o cabelo que deveria ter caído durante a gravidez cai nesta fase em maior quantidade.
Não é possível evitar a queda desse cabelo: a sua preocupação deve incidir no seu recrescimento. Além de manter o couro cabeludo limpo e saudável, e de uma dieta equilibrada, é sempre positivo verificar periodicamente a situação junto de um profissional.


Em que consiste a aplicação de cabelo por métodos não cirúrgicos?

Quando a falta de cabelo é demasiado extensa ou não tem grande probabilidade de tratamento, aplica-se cabelo externo natural (com exceção do cabelo branco, que é sintético) em adição ao cabelo ainda existente. Esta aplicação pode ser feita por dois sistemas: entretecimento capilar, ou reconstrução transdérmica cosmética (CTR). A Eurocabe possui produção própria de todos os sistemas de integração capilar que utiliza.


Se estiver a fazer um tratamento ou integração capilar, posso lavar o meu cabelo em casa ou terei de fazê-lo num instituto Eurocabe?

Após a aplicação do tratamento, por regra deve deixá-lo atuar no couro cabeludo durante pelo menos 12 horas. A partir daí, pode lavar o cabelo em casa todos os dias, como normal.
O mesmo se aplica aos sistemas de integração capilar: todos são concebidos de forma a obter uma imagem mais jovem, agradável e natural, de fácil manutenção. Pode-se lavar à vontade e praticar qualquer tipo de desporto, inclusive natação.

© 2018 Eurocabe - Instituto Europeu para Novos Cabelos
Bright - Web Agency