Cabelo com caspa

A caspa é com frequência acompanhada de
prurido e irritação do couro cabeludo
A caspa é a excessiva descamação (ou micose) do couro cabeludo, que ocorre devido a um desequilíbrio na regeneração celular, ou seja, entre a produção de células novas e a destruição das antigas, e devido à presença de fungos e bactérias.
A caspa seca, ou pitiríase seca, surge no couro cabeludo seco através de escamas visíveis, brancas e finas, que se descolam facilmente e se destacam na nossa roupa. A caspa oleosa, ou pitiríase gordurosa, surge no couro cabeludo oleoso através de escamas mais grossas, untuosas, amareladas e irregulares, que aderem ao couro cabeludo. A distinção dos dois tipos é condicionada pela presença da seborreia.
Devido à caspa o cabelo fica mais baço, pesado, sem vida, e além do mau aspeto cria uma sensação de desconforto. A alteração do equilíbrio do couro cabeludo favorece a proliferação de fungos e micro-organismos, que podem provocar prurido e irritação.
O aparecimento de caspa é também influenciado por fatores como o stress, a poluição, e produtos capilares e cosméticos inadaptados ao nosso tipo de cabelo.
Tratamento
Principais objetivos dos vários tratamentos:
- Acelerar a eliminação dos resíduos mais resistentes do couro cabeludo, e as zonas de acumulação em redor dos folículos capilares.
- Nutrir o cabelo e couro cabeludo com produtos específicos para o problema, que contêm ingredientes ativos com benefícios antibacterianos, anti-inflamatórios, antimicóticos e antioxidantes, graças à riqueza em enzimas, vitaminas e minerais.
- Deixar o cabelo livre de caspa, mais suave, saudável e brilhante.